19 de jul. de 2012

ANVISA lança Boletim de Farmacovigilância


De acordo com o conceito da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Farmacovigilância compreende as atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou outros problemas relacionados a medicamentos.

Neste mês a ANVISA lançou O Boletim de Farmacovigilância, que possui a perspectiva de fornecer um feedback aos atores que compõem o Sistema Nacional de Farmacovigilância em relação às medidas regulatórias adotadas a partir das notificações de eventos adversos a medicamentos. Também tem por objetivo difundir conhecimento e orientações sobre o tema aos profissionais de saúde, à Rede Sentinela e às vigilâncias sanitárias.

O documento apresenta um histórico da Farmacovigilância no Brasil além da definição de conceitos básicos, como: eventos adversos a medicamentos, reações adversas a medicamentos (RAM), eventos adversos graves, diferenças entre gravidade e intensidade. O Boletim de Farmacovigilância da ANVISA apresenta ainda os caminhos para a notificação através do sistema Notivisa.

Em relação ao histórico da farmacovigilância no Brasil, em 2001 foi criado o Centro Nacional de Monitorização de Medicamentos, sediado na Gerência de farmacovigilância. Desde a sua criação diversas ações regulatórias foram tomadas a partir das notificações enviadas, como a retirada de fármacos do mercado como alguns inibidores da COX-2 (rofecoxibe e lumiracoxibe), rosiglitazona e, mais recentemente, os anorexígenos anfetamínicos (anfepramona, femproporex e mazindol).

Acesse o texto completo do boletim de Farmacovigilância da ANVISA aqui.

Adicionalmente, sugerimos a leitura do boletim do CIM-RS publicado em 2008 sobre farmacovigilância, intitulado “Reações Adversas a Medicamentos: vamos notificar?”. Você pode acessar o documento aqui.


Boa leitura,

Equipe do CIM-RS

Nenhum comentário: