4 de jan. de 2013

Dia 04 de janeiro – Dia Nacional do Hemofílico



A hemofilia é uma doença hemorrágica, de herança genética, caracterizada por um defeito na coagulação sanguínea que pode levar à perda de mobilidade do paciente. Ela se caracteriza pela deficiência quantitativa e/ou qualitativa de Fator VIII (hemofilia A) ou de Fator IX (Hemofilia B). O tratamento profilático repõem estes fatores no organismo, de maneira periódica e ininterrupta a longo prazo, iniciada antes ou após ocorrência do primeiro sangramento ou hemorragia da articulação (hemartrose) e antes dos 3 anos de idade, por período superior a 45 semanas por ano.
A hemofilia não tem cura e a base do tratamento da doença é por meio da infusão do concentrado de fator de coagulação deficiente. Uma das complicações mais temíveis em pacientes com hemofilia refere-se ao aparecimento de inibidores, que são anticorpos contra os fatores de coagulação infundidos. Neste caso, os pacientes acometidos passam a não responder à infusão do fator deficiente e apresentam episódios hemorrágicos de difícil controle.
Hemofílicos assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) têm garantida a chamada Terapia de Indução de Imunotolerância para o tratamento da hemofilia do tipo A. O procedimento consiste no uso de medicamentos que eliminam os inibidores de Fator VIII, que atua na coagulação sanguínea.
Dados de 2011 apontam um total de 15 mil portadores da doença que recebem medicamentos do SUS, incluindo aqueles que possuem convênios e planos de saúde ou que recorrem ao sistema privado de saúde. Deste total de pacientes, 10.464 mil são cadastrados como hemofílicos A e B.
Para saber mais sobre as características da doença, o diagnóstico, complicações e o tratamento, sugerimos a leitura do manual do Ministério da Saúde: HemofiliaCongênita e Inibidor: Manual de Diagnóstico e Tratamento de EventosHemorrágicos”. 
Boa leitura,
Equipe CIM-RS

Nenhum comentário: