11 de jan. de 2013

Pergunte ao CIM-RS: Omeprazol



O desconforto gástrico é um sintoma bastante comum. Problemas mais simples, como por exemplo uma azia, caracterizada por dor ou sensação de queimação, geralmente associada a regurgitação de suco gástrico, são transitórios e podem ser resolvidos com a utilização de antiácidos e nem sempre necessitam de mais de um dia de tratamento. Já a dispesia, uma perturbação gástrica, que pode ser aguda ou crônica, caracterizada por dor, queimação, náusea e eructação gasosa, pode ser um sintoma decorrente de condições clínicas mais sérias que requerem tratamento farmacológico por um período de tempo prolongado. Medidas não farmacológicas também podem ser úteis, como reduzir o consumo de álcool e de alimentos gordurosos, parar de fumar, reduzir peso, elevar a cabeceira da cama ou ainda suspender o uso de medicamentos que causam dispepsia, quando possível.

Os medicamentos antissecretores, como os antagonistas H2 (como a ranitidina) e inibidores da bomba de prótons (como o omeprazol), reduzem a secreção de ácido gástrico, mas podem mascarar sintomas de câncer gástrico e por esse motivo devem ser usados com cautela. Com a melhora dos sintomas a possibilidade de redução de doses deve ser avaliada, bem como a substituição de inibidores da bomba de prótons por fármacos de outra classe.

O omeprazol, inibidor da bomba de prótons extensamente utilizado, é eficaz no tratamento da dispepsia, aliviando a dor, promovendo a cicatrização de lesões da mucosa e auxiliando na prevenção de recorrência e complicações. Apresenta benefício no tratamento inicial e de manutenção da esofagite associada ao refluxo gastroesofágico,,e é especialmente indicado em casos refratários ao tratamento com antagonista H2 e para pacientes com sintomas mais graves, como portadores da síndrome de Zollinger-Ellison ou úlceras pépticas duodenais. Tem eficácia semelhante a da ranitidina em dose dupla na profilaxia de úlceras gástricas e duodenais em pacientes usuários de antinflamatórios não esteróides. Tem também benefício definido como adjuvante no tratamento de úlcera associada a Helicobacter pylori, sendo o medicamento antisecretor mais frequentemente recomendado, em associação com antibióticos.

Devido à ampla utilização de omeprazol, são frequentes as dúvidas a respeito da duração do tratamento. A sessão “Pergunte ao CIM-RS” traz a questão: Quais condições clínicas justificam o uso contínuo do omeprazol e qual operíodo de tratamento? Que problemas poderiam ocorrer devido ao seu usoprolongado?” Clique aqui para conferir a resposta.

 Boa leitura,
Equipe CIM-RS

Nenhum comentário: