15 de fev. de 2013

Implementação da Assistência Farmacêutica nas Unidades Básicas de Saúde


A Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS) vem sendo considerada uma estratégia para o aumento e a qualificação do acesso aos medicamentos pela população brasileira. O farmacêutico possui papel fundamental neste processo, pois é o profissional da saúde qualificado para fornecer informações a respeito dos medicamentos e seu uso. Muitas vezes, a dispensação representa o único contato do usuário com o farmacêutico e o último com algum profissional da saúde antes de iniciar o tratamento de sua enfermidade.

O acesso aos medicamentos significa, ainda, ter o produto certo, na dosagem correta, pelo tempo necessário e com garantia de qualidade e informação suficiente para seu uso.  Ampliar o acesso e garantir o uso racional de medicamentos, integrar a Assistência Farmacêutica às demais políticas de saúde, otimizar recursos financeiros, incorporar e integrar o farmacêutico na rede municipal de saúde são alguns dos desafios enfrentados. Nesse contexto (ou nesse cenário), os farmacêuticos precisam estar preparados para a implementação da Assistência Farmacêutica nas Unidades Básicas de Saúde.

Uma das condições básicas para qualificação do acesso aos medicamentos é a disponibilidade de infraestrutura física, recursos humanos e materiais que permitam o desenvolvimento das ações de Assistência Farmacêutica de forma integral e eficiente. O armazenamento adequado dos medicamentos e a promoção de boas condições de trabalho àqueles que realizam o atendimento aos usuários são algumas das condições básicas para termos Assistência Farmacêutica de qualidade.

Para auxiliar farmacêuticos e gestores de saúde na estruturação de farmácias do SUS, o Ministério da Saúde possui Norma Técnica com orientações a respeito da reestruturação das farmácias e diretrizes para elaboração do Manual de Boas Práticas Farmacêuticas exigido pela RDC 44/09. 

A Norma Técnica pode ser conferida na íntegra aqui.

Boa leitura
Equipe CIM-RS

Nenhum comentário: