7 de fev. de 2013

Pergunte ao CIM-RS: medicamentos X álcool



Nas proximidades de períodos de festas, como o Carnaval, é comum surgirem dúvidas a respeito de possíveis interações entre medicamentos e álcool. Indivíduos em tratamento farmacológico desejam saber quais os riscos de utilizar medicamentos concomitantemente a bebidas alcoólicas.

As interações com álcool podem ser farmacocinéticas, farmacodinâmicas e de efeito. Entretanto, para discutir as interações medicamentosas com álcool, interessa saber se seu uso é ocasional, em pequena quantidade ou em sobrecarga aguda, ou crônico e sistemático, característico do alcoolismo. No primeiro caso, somente sobrecarga aguda tem maior potencial de interação adversa. No segundo caso, alterações na farmacocinética de alguns medicamentos ocorrem mais frequentemente. 

A sessão “Pergunte ao CIM-RS” traz um exemplo de pergunta relacionada ao tema. Clique aqui e confira a resposta a uma questão recebida no CIM-RS sobre interação entre cetoconazol e álcool.

Para complementar e trazer mais informações sobre o tema, sugerimos a leitura do Boletim Uso Racional de Medicamentos: Temas Selecionados, n°12, Interações de medicamentos comálcool: verdades e mitos. Clique aqui e confira o boletim na íntegra. 

Boa leitura,
Equipe CIM-RS

Nenhum comentário: