13 de jan. de 2017

Estatinas e dor




Estatinas são classificadas como agentes anti-hiperlipidêmicos empregadas na redução de mortalidade em pacientes com doenças cardiovasculares. Entre os efeitos adversos, é relatado dor em músculos esqueléticos e, em casos mais raros, rabdomiólise com falha renal secundária.O risco é maior em pacientes em uso de sinvastatina, quando comparada a outros fármacos da mesma classe, ou quando utilizado elevadas doses de qualquer estatina, em comparação com doses baixas1.
Estatinas são amplamente prescritas para idosos;entretanto, a maioria dos estudos que comprovam sua eficácia são realizados com indivíduos mais jovens, pondo em xeque sua efetividade em pacientes de outras faixas etárias. O benefício do uso das estatinas em algumas condições também tem sido questionado, como em idoso sem tratamento paliativo para câncer. Com esse objetivo, resultados preliminares de estudo transversal realizado na Austrália por Turner e colaboradores apontaram para uma relação entre ouso destes fármacos e dor em pacientes idosos com câncer2.
Embora não esteja ainda totalmente elucidado, suspeita-se que um dos mecanismos que cause dor pelo uso de estatinas deva-se a insuficiência de vitamina D, a qual estaria associada com a via de metabolização das estatinas; em indivíduos com deficiência dessa vitamina, a metabolização das estatinas ocorreria em menor extensão, gerando toxicidade3.
Nesse sentido, pacientes em uso de estatinas, particularmente idosos e com comorbidade podem se beneficiar de intervenções farmacêuticas que visem o seguimento farmacoterapêutico, com acompanhamento da ocorrência de efeitos adversos e outros possíveis problemas relacionados a medicamentos (PRM).
 Texto elaborado por Gustavo F Marcowich
Revisado por Prof. Farm. Tatiane da Silva Dal Pizzol
  1. DRUG Facts and Comparisons. 2014 Edition. St.Louis: Facts and Comparisons, 2013
  2. Turner JP et al. Statin Use and Pain in Older People with Cancer: A Cross-Sectional Study. Journal compilation 2014, The American Geriatrics Society.
  3. Pereda CA, Nishishinya MB. Is there really a relationship between serum vitamin D (25OHD) levels and the musculoskeletal pain associated with statin intake? A systematic review. ReumatolClin. 2016 Apr 25. pii: S1699-258X(16)30001-8. doi: 10.1016/j.reuma.2016.03.009.



Nenhum comentário: