17 de fev. de 2017

Acupuntura funciona?


ACUPUNTURA X OSTEOARTRITE

Há 28 anos, em março de 1988, o Governo Federal implantou oficialmente a Acupuntura nos serviços públicos de saúde, através da Resolução 05/88/CIPLAN - Comissão Interministerial de Planejamento e Coordenação.
Atualmente, sete conselhos profissionais reconhecem a acupuntura como especialidade, são eles: CFM (Conselho Federal de Medicina); COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional); COFEN (Conselho Federal de Enfermagem); CFFa (Conselho Federal de Fonoaudiologia); CFF (Conselho Federal de Farmácia); CFP(Conselho Federal de Psicologia); e o CFBM (Conselho Federal de Biomedicina)1.
Dentro da concepção da medicina chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio energético, e a acupuntura seria uma forma de restabelecer a harmonia perdida, por meio da inserção de agulhas em pontos específicos do corpo1.  
A osteoartrite consiste na degeneração da cartilagem e do osso subjacente2. A acupuntura é uma alternativa eficaz e segura aos medicamentos alopáticos nessa condição clínica?
Em uma revisão sistemática, David Scott, no ano de 2007, encontrou resultados que apontam para o alívio da dor pelo uso de anti-inflamatórios não-esteroidais por pacientes com osteoartrite do joelho, em curto prazo. Entretanto, o uso frequente de anti-inflamatórios pode resultar em eventos adversos importantes. Por outro lado, um conjunto de evidências sugere que a acupuntura é capaz de aliviar os sintomas da osteoartrite do joelho, sem ocasionar eventos adversos relevantes. O mecanismo de ação da acupuntura permanece obscuro, e isso dificulta sua aceitação generalizada2.
Pesquisadores concluíram, em uma meta-análise que avaliou a permanência dos benefícios da acupuntura em pacientes com dor crônica, que os efeitos perduram por até 12 meses4.
Os resultados de um ensaio clínico conduzido por Yan Zhang, em 2016, demonstraram que a acupuntura pode ser uma alternativa eficaz no alívio da dor e na recuperação da cartilagem em pacientes com osteoartrite no joelho, sugerindo inclusive um efeito clínico superior quando comparado com a fisioterapia3.
Consultando a base Cochrane de revisões sistemáticas e outras bases de dados, como PubMed e Embase, é evidente o baixo número de ensaios clínicos randomizados de qualidade existentes sobre o tema, resultando em revisões sistemáticas e meta-análises inconclusivas em sua maioria. No entanto, ausência de evidência não significa necessariamente ausência de efeito. Portanto, é de suma importância que mais estudos controlados de boa qualidade sobre segurança e efetividade sejam realizados.

Texto elaborado por Acadêmico Iago Christofoli
Revisado por Clarissa Ruaro Xavier

REFERÊNCIAS
  1. Associação Brasileira de Acupuntura. Disponível em: http://www.abapuntura.com.br/. Acesso em: 17/02/2017
  2. David Scott e Anna Kowalczyk. Osteoarthritis of the knee.  BMJ, clinical evidence. 1121, 2007.
  3. Yan Zhang, Fei Bao, Yan Wang, e Zhihong Wu. Influence of acupuncture in treatment of knee osteoarthritis and cartilage repairing. America Jounal of Translational Research. Ed.: 8(9), páginas 122-129, 2016.
  4. MacPherson H, Vertosick EA, Foster NE, Lewith G, Linde K, Sherman KJ, Witt CM, Vickers AJ; Acupuncture Trialists. The persistence of the effects of acupuncture after a course of treatment: A meta-analysis of patients with chronic pain. The journal of the International Association for the Study of Pain, 17, páginas 10-17, 2016.


Nenhum comentário: