26 de mai. de 2017

GRIPE x RESFRIADO



Chega o inverno, os ambientes ficam menos arejados, e as gripes e resfriados tornam-se mais frequentes. Como diferenciar gripes de resfriados?
Gripes e resfriados são infecções que acometem o trato respiratório superior, causados por vírus distintos e apresentando quadro clínico e gravidade diferentes. De forma a promover o uso racional e seguro de medicamentos é imprescindível que o diagnóstico diferencial seja realizado1.
O resfriado, também chamado de resfriado comum, é uma condição benigna e autolimitada; por isso, o uso de terapia farmacológica na maioria das situações não é recomendado, possuindo benefício clínico incerto, além de efeitos adversos potenciais1. Já a gripe é uma doença aguda febril, que senão for tratada adequadamente pode ter complicações1.
Para a gripe existe vacina, sendo a principal medida para prevenção, reduzindo em mais de 60% a sua ocorrência, além das medidas de higiene1, como a lavagem de mãos 2. Cabe destacar que a vacina contra a gripe não previne resfriados1,2,3, pois trata-se de vírus diferentes2.
Os resfriados podem ser causado pelo rinovírus que é o responsável pela maioria dos resfriados em adultos1, mas são mais de 200 suptipos, entre eles coronavírus e vírus sincicial4. Já as gripes são causadas pelo vírus influenza, pertencente à família dos ortomixovírus e compreende 3 tipos: A, B e C1.
O folder desenvolvido pelo Telessaúde RS ajuda a diferenciar gripes e resfriados quanto à frequência e gravidade dos sintomas.

Para acessar o folder comparativo, clique aqui.


Texto elaborado por Acadêmico Iago Christofoli
Revisado por Prof. Tatiane da Silva Dal Pizzol

1.     DUNCAN, B.B.; SCHMIDT, M.I.; GIUGLIANI, E.R.J.; Medicina Ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
2.     DYNAMED OVERVIEW. Disponívelem: http://web.a.ebscohost.com/dynamed/search/basic. Acesso em: 25/05/2017.
3.     Telessaúde RS. Gripe x Resfriado. Disponível em: https://www.ufrgs.br/telessauders/noticias/gripe-ou-resfriado/. Acesso em: 25/05/2017.
4.   FUCHS, F. D.; WANNMACHER, L. Farmacologia Clínica e Terapêuticca . 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

Nenhum comentário: