13 de mar. de 2012

Indicações e seleção de Inibidores da Bomba de Prótons

Os inibidores da bomba de prótons (IBP) são medicamentos antissecretores de ácido clorídrico, possuindo uso indicado em diversos distúrbios pépticos. O tratamento com IBP objetiva aliviar dor, promover a cicatrização da lesão e prevenir recorrência e complicações.
 
Os representantes da classe dos IBP comercializados no Brasil são omeprazol, pantoprazol, dexlanzoprazol, lanzoprazol, rabeprazol e esomeprazol, cuja ação é suprimir a secreção de ácido gástrico por meio de inibição específica e irreversível da bomba H+/K+-ATPase presente na superfície luminal da célula parietal gástrica.
 
O informativo do Ministério da Saúde “Uso Racional de Medicamentos – Temas Selecionados nº 12” apresenta avaliação dos IBP para as diversas indicações preconizadas, em comparação com outras classes farmacológicas e entre os próprios IBP.
 
Entre as principais conclusões da autora, há evidências de eficácia similar entre os representantes dos IBP para erradicação de Helicobacter pylori, esofagite de refluxo e cicatrização de úlceras pépticas e duodenais.
 
Boa leitura,

Equipe do CIM-RS

2 comentários:

cintia nallin disse...

Gostaria de entender o esquema posologico sugerido de acordo com as referencias bibliograficas (2x ao dia), pois boa parte dos estudos sugere administração a cada 24h porque a posologia deveria ser 2x ao dia?
Cintia Nallin
CRF-SP 24.069

CIM disse...

Prezada Cíntia, obrigado pelo comentário. As dúvidas relacionadas aos medicamentos podem ser remetidas para o CIM-RS através do e-mail cimrs@farmacia.ufrgs.br.

Atenciosamente,
Equipe do CIM-RS