Doenças infecciosas, em especial as relacionadas ao trato respiratório superior, são motivo freqüente de busca aos serviços de saúde. Na maioria dos casos, tratam-se de processos virais autolimitados onde a medicalização de sintomas comuns e o uso de antibióticos podem gerar resistência bacteriana e outros problemas decorrentes do uso não racional dos medicamentos.
O Boletim de Informação Farmacoterapêutica da Comarca (INFAC), da região do País Basco, na Espanha, publicou em 2011 atualização sobre o tratamento antibiótico das principais infecções do trato respiratório superior: faringoamidalite aguda; otite média aguda; sinusite aguda; bronquite aguda em pacientes saudáveis; exacerbação da doença pulmonária obstrutiva crônica.
Este boletim apresenta de forma objetiva o manejo destas infecções baseado em evidências, avaliando a necessidade de uso de antibióticos para cada quadro clínico. Ao final do boletim, há tabela que resume os tratamentos de escolha e alternativo para as infecções respiratórias agudas.
Complementarmente, lembramos que a edição de Março do Boletim do CIM-RS apresenta revisão com as indicações aprovadas e os principais esquemas posológicos para a azitromicina em adultos e crianças.
Boa leitura,
Equipe do CIM-RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário