28 de mar. de 2012

Tratamento antibiótico das infecções do trato respiratório superior


Doenças infecciosas, em especial as relacionadas ao trato respiratório superior, são motivo freqüente de busca aos serviços de saúde. Na maioria dos casos, tratam-se de processos virais autolimitados onde a medicalização de sintomas comuns e o uso de antibióticos podem gerar resistência bacteriana e outros problemas decorrentes do uso não racional dos medicamentos.

O Boletim de Informação Farmacoterapêutica da Comarca (INFAC), da região do País Basco, na Espanha, publicou em 2011 atualização sobre o tratamento antibiótico das principais infecções do trato respiratório superior: faringoamidalite aguda; otite média aguda; sinusite aguda; bronquite aguda em pacientes saudáveis; exacerbação da doença pulmonária obstrutiva crônica.

Este boletim apresenta de forma objetiva o manejo destas infecções baseado em evidências, avaliando a necessidade de uso de antibióticos para cada quadro clínico. Ao final do boletim, há tabela que resume os tratamentos de escolha e alternativo para as infecções respiratórias agudas.

Complementarmente, lembramos que a edição de Março do Boletim do CIM-RS apresenta revisão com as indicações aprovadas e os principais esquemas posológicos para a azitromicina em adultos e crianças.

Boa leitura,

Equipe do CIM-RS

Nenhum comentário: