29 de mai. de 2012

Medicamentos potencialmente impróprios para uso em idosos


Pacientes idosos são normalmente acometidos por mais de uma enfermidade e, por este motivo, podem utilizar vários medicamentos de forma contínua e concomitante. A multiplicidade de doenças e de fármacos associada a alterações relacionadas ao envelhecimento pode desencadear interações medicamentosas e reações adversas de importância clínica.

No ano de 1991 Beers e colaboradores elaboraram uma lista de medicamentos potencialmente inapropriados para uso em idosos com 65 anos ou mais, visando detectar possíveis riscos de iatrogenia medicamentosa. Os critérios de Beers estão baseados em trabalhos publicados sobre medicamentos e farmacologia do envelhecimento.

Em 2012, a Sociedade Americana de Geriatria atualizou as listas de medicamentos potencialmente inapropriados em adultos, que são apresentadas em três grandes grupos:

1) Medicamentos ou classes farmacológicas que deveriam ser evitados em idosos, independentemente do diagnóstico ou da condição clínica, devido ao alto risco de efeitos colaterais e pela existência de outros fármacos mais seguros;

2) Medicamentos ou classes farmacológicas que não devem ser usados em determinadas circunstâncias clínicas;

3) Medicamentos ou classes farmacológicas que devem ser utilizados com cautela.

Cada medicamento ou classe avaliada possui breve fundamentação sobre o motivo de ser impróprio para uso em idosos, acompanhada da recomendação clínica, o nível da evidência (alta, moderada ou baixa) e grau de recomendação (forte, fraca ou insuficiente).

Para acessar a lista completa e atualizada dos Critérios de Beers, clique aqui.

Boa leitura,

Equipe do CIM-RS

Nenhum comentário: