6 de jun. de 2012

Portal Saúde Baseada em Evidências do Ministério da Saúde


Os Ministérios da Saúde e da Educação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), lançaram o portal Saúde Baseada em Evidências, que disponibiliza bases de dados com publicações científicas, para auxiliar os profissionais de saúde na tomada de decisão no diagnóstico, tratamento e gestão.

Atualmente, para ter acesso ao site, é preciso realizar um cadastro e estar vinculado ao conselho profissional de uma das seguintes áreas: farmácia, medicina, odontologia, psicologia, biologia, biomedicina, serviço social, fonoaudiologia, medicina veterinária, nutrição, enfermagem, educação física, tecnólogo em radiologia, fisioterapia e terapia ocupacional.

Entre as bases de dados disponibilizadas pelo portal destacam-se:

- Micromedex®: possui monografias resumidas de medicamentos, bem como ferramenta de comparação entre fármacos. Possui calculadora que auxilia na dosagem de medicamentos, valores laboratorais, dose de antídotos e nomogramas e medidas antropométricas;
- Embase: base de dados com artigos e revisões sistemáticas. Oferece acesso a resumos estudos desde 1974 do Embase e desde 1966 do Medline. Também indexa periódicos que não são abrangidos pelo Medline.
- Best Practice – British Medical Journal: base de dados em prática médica que fornece informações sobre testes diagnósticos (inclusive diferenciais) e diretrizes terapêuticas.
- Rebrats: Possui estudos e publicações nacionais na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). 

Acesse o portal neste link.

 Equipe do CIM-RS

Nenhum comentário: