21 de mar de 2013

Medicamentos Potencialmente Perigosos




Os medicamentos potencialmente perigosos são aqueles que possuem risco elevado de provocar danos significativos aos pacientes em decorrência de falha no processo de utilização. Mesmo que os erros de dispensação ou de administração desses medicamentos não sejam frequentes, o resultado de sua utilização equivocada pode ser extremamente danoso ao paciente, com lesões permanentes ou até a morte.
Neste contexto, o Instituto para Práticas Seguras no Uso dos Medicamentos (ISMP Brasil) recomenda que os profissionais de saúde adotem práticas nos hospitais a fim de aumentar o controle sobre a dispensação desses medicamentos, visando reduzir a ocorrência de erros que possam trazer consequências graves. As estratégias podem incluir desde a padronização das prescrições, armazenamento e dispensação, até a restrição ao acesso, uso de alertas e de rótulos auxiliares.
O ISMP foi fundado no Brasil a partir de iniciativas voluntárias de profissionais com experiência na promoção da segurança dos pacientes quanto à utilização de medicamentos. O Instituto é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, filiado ao ISMP EUA (Institute for Safe Medication Practices). Além do Brasil, existem organizações no Canadá e na Espanha.
O ISMP Brasil publica um Boletim que é uma importante ferramenta de compartilhamento de informações, com a intenção de prevenir erros de medicação e promover a segurança do paciente nos diversos níveis da assistência à saúde. A cada edição, são abordados temas de interesse para as instituições, os profissionais de saúde e a sociedade. A primeira edição do Boletim ISPM em 2013 atualizou a Lista de Medicamentos Potencialmente Perigosos. Para ler o boletim na íntegra, clique aqui.
Você também pode conferir as outras edições do Boletim ISMP na página do Instituto, no endereço http://www.ismp-brasil.org/.
Boa leitura,
Equipe CIM-RS

Nenhum comentário: