11 de jun. de 2013

Pergunte ao CIM-RS: Ácido fólico na gestação

Os defeitos congênitos são anomalias no desenvolvimento embrio-fetal, morfológicas ou funcionais, que ocorrem no período pré-natal desde antes da concepção até etapas mais avançadas da gestação.

A falha no fechamento do tubo neural, estrutura que dará origem ao sistema nervoso central do bebê durante o período embrionário, causa problemas graves, como a espinha bífida, uma condição em que a medula espinhal fica exposta, e a anencefalia. Grande parte dessas malformações pode ser prevenida, e uma forma bem documentada de prevenção é o uso de ácido fólico.
O ácido fólico é uma vitamina do complexo B que pode ser obtida na dieta, e a deficiência dessa substância pode levar à ocorrência de anomalias congênitas. Diversos estudos indicam que a suplementação diária no período periconcepcional e durante as primeiras semanas de gestação diminui significativamente a chance de ocorrência dessas malformações, especialmente defeitos de tubo neural. Além desses defeitos, outras anomalias, como fissura lábio-palatina, defeitos de membros, cardiopatias congênitas, anomalias do trato urinário e autismo, também podem ser prevenidas com o uso de ácido fólico.
A sessão pergunte ao CIM-RS dessa semana, responde “Qual a indicação do ácido fólico (comprimido) na gestação?”. Para conferir a resposta, clique aqui.


Perguntas como esta podem ser respondidas pelo CIM-RS.


Boa leitura,
Equipe CIM-RS.

Nenhum comentário: