11 de fev. de 2014

Medicamentos em combinação contendo paracetamol com dose acima de 325mg: recomendações da FDA

A ANVISA publicou, em 24 de janeiro de 2014, um informe sobre a prescrição de medicamentos que contém paracetamol em combinação com outros medicamentos, em razão de uma recomendação da agência reguladora americana Food and Drug Administration (FDA).
A FDA recomenda que os profissionais de saúde não prescrevam ou dispensem medicamentos contendo paracetamol em dose acima de 325mg em associação a outros fármacos. De acordo com o comunicado, as informações disponíveis não apresentam evidências de que doses acima de 325mg de paracetamol forneçam benefícios adicionais que compensem o risco de lesão hepática. A intenção é que a limitação da quantidade de paracetamol reduza o risco de lesão hepática grave por sobredosagem inadvertida. Já que o medicamento é vendido sem a necessidade de receita médica, alguns usuários podem fazer uso de vários medicamentos que contém paracetamol sem saber e, assim, exceder a dose máxima diária de 4 gramas.
A ANVISA informa que fará uma avaliação do risco sanitário no banco de dados do sistema de notificação de eventos adversos a medicamentos, mas que, neste momento, os pacientes devem continuar tomando seus medicamentos conforme as indicações de seus profissionais de saúde.

Para acessar o informe na íntegra, clique aqui.

Boa leitura,
Equipe CIM-RS

Nenhum comentário: