3 de abr. de 2014

Portal Saúde Baseada em Evidências do Ministério da Saúde

Portal Saúde Baseada em Evidências é uma ferramenta que contribui para aprimorar o exercício dos trabalhadores da saúde democratizando as condições de acesso, nas suas áreas de atuação, a conteúdos que os ajudarão a atender com mais qualidade os usuários do SUS.
O portal é uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que disponibiliza aos profissionais de saúde acesso rápido e fácil a conteúdos e evidências científicas devidamente revisadas e referenciadas. São 13 bases disponíveis, dentre as quais estão:
- Micromedex®: Fonte de evidência clínica que auxilia os farmacêuticos e outros profissionais de saúde com informações baseadas em evidências quando e onde for necessário, para melhorar a qualidade e segurança do paciente. Inclui recomendações clinicamente consistentes sobre drogasposologiainterações medicamentosasdoençastoxicologia e muito mais.
- Bulário Eletrônico: Desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para facilitar o acesso rápido e gratuito da população em geral e do profissional de saúde a bulas de medicamentos. Atualmente, há bulas de mais de 600 medicamentos para consulta. 
- Best Practice – British Medical Journal: base de dados em prática médica que fornece informações sobre testes diagnósticos (inclusive diferenciais) e diretrizes terapêuticas;


É preciso se cadastrar para ter acesso ao portal. Para isso, basta seguir os passos:

1º Passo - Acesse http://periodicos.saude.gov.br e clique em “Acesse aqui os periódicos”.
2º Passo - No menu “Perfil” escolha a opção “Profissional”.
3º Passo - No menu “USUÁRIO QUE NÃO POSSUI ACESSO” (canto inferior esquerdo da página) clique em “Cadastro de novo usuário”.
4º Passo - Na próxima etapa no menu “Conselhos”, você deverá selecionar a sigla do seu Conselho Federal de Classe. Na sequência, é necessário informar sua “UF” (Unidade da Federação), seu Número de Registro Profissional no campo “Número”, e Data de Nascimento. Preenchidos esses campos, clique em “Avançar”.
 5º Passo - Após a realização do 4º passo, abrirá a tela “ACESSO AO SISTEMA – PROFISSIONAL”. As informações que você forneceu nas etapas anteriores aparecerão na tela. Para completar o cadastro, preencha os campos: “E-mail”, “Senha” e “Confirmar senha”. Para finalizar o cadastro, clique em “Gravar”.
 6º Passo - Agora que seu cadastro já foi realizado não precisa repetir todos os passos na próxima vez que acessar o Portal. Basta selecionar a opção "CFF" (em "Conselhos"), digitar a UF e sua senha.


Equipe CIM-RS

Nenhum comentário: