9 de abr. de 2014

Vacina contra o HPV

O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra o vírus HPV no calendário de vacinação de meninas de 11 a 13 anos desde 10 de março de 2014 e, a partir de 2015, será ofertada também para meninas de 9 e 10 anos. Cada menina deve receber três doses da vacina contra o HPV. Após a primeira dose, a segunda deverá ocorrer em seis meses. E a terceira, que serve como reforço, cinco anos após a primeira. Ela é indicada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.
A vacina contra HPV distribuída gratuitamente no SUS é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, sendo que este é o segundo tipo de câncer que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama.
Desde o início da campanha de vacinação no Brasil foram registrados casos de reações adversas graves, manifestadas por convulsões, em meninas que receberam a vacina contra o HPV no Rio Grande do Sul. Embora o Ministério da Saúde garanta que a vacina é segura, tais ocorrências acabam por gerar dúvidas quanto ao perfil de segurança desse insumo. Nesse contexto o Pergunte ao CIM-RS responde: Existem informações disponíveis sobre a segurançade uso da vacina contra o HPV? Confira a resposta clicando aqui.
Como complemento a resposta, sugerimos a leitura do material elaborado pela  e do artigo sobre os relatos de reações adversas à vacina após 2,5 anos de comercialização nos Estados Unidos, Postlicensure Safety Surveillance for Quadrivalent Human Papillomavirus Recombinant Vaccine, de Slade e colaboradores

Boa leitura,
Equipe CIM-RS

 




Fontes:

- Blog da Saúde. Ministério da Saúde recebe primeiro lote da vacina contra HPV. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/programasecampanhas/33490-ministerio-da-saude-recebe-primeiro-lote-da-vacina-contra-hpv. Acesso em: 31 mar. 2014.

- G1 Rio Grande do Sul . Ministério fará investigação 'rigorosa' de reações à vacina anti-HPV no RS.  Disponível em: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2014/03/ministerio-fara-investigacao-rigorosa-de-reacoes-vacina-anti-hpv-no-rs.html. Acesso em: 31 mar. 2014.


Nenhum comentário: