29 de out. de 2015

Saiba um pouco mais sobre revisões sistemáticas

A revisão sistemática é um método que visa à síntese de evidências de estudos primários através de uma abordagem sistemática, auxiliando o profissional na tomada de decisão clínica sobre uma determinada questão. Tem por objetivo localizar, avaliar criticamente e interpretar todos os estudos disponíveis para uma questão específica. Por se tratar de método explícito, sistemático e rigoroso para identificar, selecionar e avaliar os estudos e a qualidade das evidências, as revisões sistemáticas apresentam vantagens em relação às revisões tradicionais. Em algumas revisões sistemáticas é possível combinar os estudos por meio de análise estatística (denominada metanálise), fornecendo uma estimativa mais precisa da magnitude do efeito do que aquela que está disponível em estudos individuais.
O Ministério da Saúde publicou manuais que abordam as principais etapas necessárias para a elaboração e condução de uma revisão sistemática de qualidade. Os documentos também podem servir para os profissionais que desejam fazer uma leitura crítica de revisões sistemáticas. Acesse as seguintes publicações sobre o assunto:
- Diretrizes metodológicas: elaboração de revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados
- Diretrizes metodológicas: elaboração de revisão sistemática e metanálise de estudos observacionais comparativos sobre fatores de risco e prognóstico http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_metodologicas_fatores_risco_prognostico.pdf

REFERÊNCIAS:
1.       Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde. Dicionário de Avaliação de Tecnologias em Saúde. Disponível em: http://www.iats.com.br/dicionario.pdf. Acesso em: 25 set. 2015.
2.       HIGGINS, J. P. T.; GREEN, S. (Ed.). Cochrane handbook for systematic reviews of interventions. Version 5.0.2. The Cochrane Collaboration, 2009. Disponível em: http://www.cochrane.org/resources/handbook. Acesso em: 24 out. 2010.


Boa leitura,
Equipe CIM-RS

  Se você é profissional da saúde e tem dúvidas, pergunte ao CIM-RS.
            Fone/Fax: (51) 3308 5281
            Email: cimrs@farmacia.ufrgs.br

Nenhum comentário: