7 de jun. de 2016

Descarte Correto de Medicamentos e o Meio Ambiente

 



Em 5 de Junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e nesse contexto, devemos lembrar do Descarte Correto de Medicamentos. O descarte incorreto, como no lixo comum ou no vaso sanitário, pode contaminar a água, o solo e os animais, além de oferecer risco à saúde de pessoas que podem vir a utilizá-los1.
Por que sobram medicamentos? Medicamentos não utilizados ou vencidos podem ter origem na automedicação, não adesão ao tratamento, prescrição além da quantidade necessária, dispensação de uma quantidade maior que a prescrita, e distribuição de amostra-grátis, entre outros2.
Em estudo realizado na cidade de São Paulo, em 2010, 1009 pessoas foram questionadas a respeito do conhecimento em relação ao descarte de medicamentos. Dos entrevistados, apenas 2,7% havia recebido algum tipo de informação sobre o descarte de medicamentos vencidos. A respeito do local de descarte, 75,3% descartavam seus medicamentos no lixo doméstico, 6,3% na pia ou no vaso sanitário e 9,8% relataram que nunca descartaram medicamentos vencidos. Mesmo que 63,3% dos entrevistados declararam ter conhecimento da gravidade de descartar medicamentos de maneira incorreta no esgoto ou no lixo doméstico, 92,5% nunca perguntaram como fazer este descarte3.  
 O Programa Descarte Consciente promovido pela BHS – Brasil Health Services em parceira com inúmeras drogarias, indústrias farmacêuticas, hospitais e universidades, visa promover o descarte correto de medicamentos através de estações coletoras. Nessas estações podem ser descartados pomadas, comprimidos, medicamentos líquidos, sprays, caixas e bulas4.
 Separe os medicamentos vencidos e aqueles que não serão mais usados e leve-os para a estação coletora mais próxima.
Para mais informações e locais de coleta, clique aqui












REFERÊNCIAS

  1. Eurofarma. Disponível em: http://www.eurofarma.com.br/blog/?p=2133. Acessado em 25 de maio de 2016.
  2. CIMRS. Boletim Informativo do CIM-RS. Prática Profissional: Descarte de medicamentos. Maio 2011. Disponível em: http://www.ufrgs.br/boletimcimrs/descarteboletim.pdf. Acessado em 25 de maio de 2016. 
  3. Melo et al. DESCARTE DE MEDICAMENTOS VENCIDOS POR USUÁRIOS RESIDENTES NA CIDADE DE SÃO PAULO. 2010. Disponível em: http://www.oswaldocruz.br/download/artigos/saude20.pdf. Acessado em 25 de maio de 2016.
  4. Programa Descarte Consciente. Disponível em: http://www.descarteconsciente.com.br/. Acessado em 25 de maio de 2016.




 

Texto elaborado por Jacqueline Weis Bonfanti
Revisado por Tatiane Dal Pizzol








Nenhum comentário: