23 de dez. de 2016

Câncer de pele - como se prevenir



Câncer de pele é o tipo de câncer maligno mais prevalente no Brasil. Mais comum em pessoas acima de 40 anos, é relativamente raro em crianças e negros. O principal fator de risco é a exposição a raios ultravioleta (UV), prevalecendo em pessoas que trabalham constantemente sob o sol ou que passem muito tempo sob exposição em horários de risco (10-16h)1. O seu tipo mais agressivo, o melanoma, é um dos tipos de câncer de pior prognóstico2.


É recomendável que todos sigam as instruções para prevenir o desenvolvimento de câncer de pele como uso de protetor solar FPS 30 ou mais3, chapéus, guarda-sol, e não se expor ao sol dentro do horário de risco. Existem indivíduos com maior prevalência e riscos de desenvolverem este tipo de câncer:  pessoas com fototipos claros, facilidade de se queimar, cabelos ruivos ou loiros ou olhos verdes ou azuis. Estes devem ter atenção ainda maior quanto às medidas de prevenção1,2.


Portanto é necessário cuidado quanto a exposição ao sol, seguindo recomendações de órgãos de saúde. Para se proteger de maneira mais eficaz, dê uma olhada no folheto informativo desenvolvido por alunos e profissionais da Farmácia Popular do Brasil/Farmácia Escola da Faculdade de Farmácia da UFRGS.

Texto elaborado por Gustavo F Marcowich
Revisado por Prof. Farm. Tatiane da Silva Dal Pizzol


REFERÊNCIAS
  1. INCA. Pele não melanoma. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/pele_nao_melanoma Acessado em: 14/12/2016
  2. CONITEC. Protocolo Clínicos  e Diretrizes Terapêuticas em Oncologia. Disponível em: http://conitec.gov.br/images/Protocolos/livro-pcdt-oncologia-2014.pdf Acessado em: 14/12/2016). Sociedade Brasileira de Dermatologia. Câncer de pele. Disponível em: http://www.sbd.org.br/doencas/cancer-da-pele/ Acessado em: 20/12/2016

Nenhum comentário: