5 de dez. de 2016

Homeopatia - funciona mesmo?

        




        Homeopatia é uma técnica bicentenária que vem se firmando mundialmente como uma alternativa na terapêutica humana e veterinária e hoje disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Medicamentos homeopáticos se originam do princípio “Similia similibus curantur”, que foi adaptado por Christian Friedrich Samuel Hahnemann, o pai da homeopatia, como: “Os remédios só podem curar doenças semelhantes àquelas que eles próprios podem produzir”. Tais medicamentos são derivados de fontes naturais que a partir da dinamização liberam suas propriedades medicinais1. Os medicamentos e técnicas homeopáticas são documentados e possuem Farmacopéia própria, como a do Brasil, que pode ser consultada neste link. Cabe destacar que não são medicamentos homeopáticos: essências florais, medicamentos antroposóficos, cromoterapia, aromaterapica, acupuntura, reiki, iridologia, shiatsu, dentre outros2.
           
        Por vezes, os medicamentos homeopáticos passam por descrença pelo meio acadêmico e profissional; entretanto em relatório sobre a efetividade e segurança de medicamentos homeopáticos desenvolvido para o Gabinete Federal Suíço para Saúde Pública, com o objetivo de avaliar formas de medicina complementar, é relatado que a efetividade destes medicamentos pode ser comprovada por evidência clínica3. No entanto, o relatório destaca que os dados não são sempre consistentes, levando a restrições nos resultados.
      
        Apesar do tratamento homeopático estar incluso e ser financiado pelo SUS, ainda não é contemplado em protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, mesmo em condições para as quais já existam evidências. Por exemplo, embora com poucos estudos incluídos, uma revisão Cochrane, buscando avaliar o uso de medicamentos homeopáticos em casos de efeitos adversos causados por antineoplásicos, evidenciou efeitos benéficos do uso de pomada de calêndula em uso tópico para tratamento de dermatite causada por radioterapia e do uso de Traumeel S (um medicamento homeopático) como exaguatório bucal para diminuição de estomatite induzida por quimioterapia4. Ao menos no Brasil, não existe descrição do uso de medicamentos homeopáticos para essas ou outras indicações nos protocolos clínicos5.

        Consultando a base Cochrane de revisões sistemáticas e outras bases de dados, como PubMed e Embase, é evidente o baixo número de ensaios clínicos randomizados de qualidade existentes sobre o tema, resultando em revisões sistemáticas e meta-análises inconclusivas em sua maioria. Talvez a falta de evidência seja um dos motivos para a não inserção da prática homeopática no SUS; no entanto, ausência de evidência não significa necessariamente ausência de efeito. Portanto, é de suma importância que mais estudos controlados de boa qualidade sobre eficácia, segurança e efetividade de medicamentos homeopáticos sejam realizados e, dessa maneira, possam contribuir com o acesso e uso racional de tecnologias de saúde no SUS.

Texto elaborado por Gustavo F Marcowich
Revisado por Farm. Prof. Tatiane da Silva Dal Pizzol


1.       BRASIL. ANVISA. Farmacopéia Brasileira de Homeopatia. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/farmacopeiabrasileira/conteudo/3a_edicao.pdf Acessado em: 21/11/2016
2.       BRASIL. ANVISA. Medicamentos Dinamizados. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/medicamentos/homeopaticos/definicao.htm Acessado em: 21/11/2016
3.       Bornhöft G et al. Effectiveness, safety and cost-effectiveness of homeopathy in general practice - summarized health technology assessment. Forsch Komplementmed. 2006;13 Suppl 2:19-29. Epub 2006 Jun 26.
4.       Kassab S, et al. Homeopathic medicines for adverse effects of cancer treatments. Cochrane Database of Systematic Reviews 2009, Issue 2. Art. No.: CD004845.
5.       BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas em Oncologia. Brasília -DF. 2014. Disponível em: http://conitec.gov.br/images/Protocolos/livro-pcdt-oncologia-2014.pdf Acessado em: 21/11/2016

Nenhum comentário: