12 de mar. de 2013

Descarte de Medicamentos Vencidos



Após a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em 03/08/2010, foram constituídos grupos de trabalho com intuito de discutir e propor uma modelagem de logística reversa para medicamentos vencidos domiciliares. No estado do Rio Grande do Sul, foi formado o Grupo de Trabalho pelo Descarte Correto dos Medicamentos, que reúne várias entidades estaduais, dentre elas, categorias profissionais, o controle social e representantes dos setores envolvidos.
Este processo está envolto em muitos desafios, como: a educação de usuários e profissionais da saúde sobre o uso racional de medicamentos; a garantia da rastreabilidade no recolhimento dos resíduos de medicamentos; a discussão de novas tecnologias para o tratamento de resíduos químicos; além da busca de formas viáveis para a divisão dos custos envolvidos no processo de recolhimento. Visite o site www.medicamentosvencidos.com.br e participe dessa iniciativa, em prol da proteção da saúde e do meio ambiente.

Equipe CIM-RS

2 comentários:

Centro de Informação de Medicamentos disse...

Boa noite,
Somos do CIM da Universidade Católica de Santos e essa postagem sobre descarte de medicamentos é muito interessante e que deve ser mais explorada pelo CIMs e por toda rede de ensino.

Visite o nosso blog:
http://cimunisantos.blogspot.com.br/

Centro de Informação de Medicamentos disse...

Boa noite,
Somos do CIM da Universidade Católica de Santos e também escrevemos sobre assuntos semelhantes. Essa postagem sobre descarte de medicamentos é muito importante e tem que ser mais explorada pelos CIMs e todas as redes de saúde e educação.
Visite o nosso blog:
http://cimunisantos.blogspot.com.br/