27 de ago. de 2013

Medicamentos potencialmente perigosos de uso ambulatorial



A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que dezenas de milhares de pessoas estão expostas a eventos adversos, erros e incidentes relacionados ao uso de medicamentos, todos os anos em diversos países. Os medicamentos potencialmente perigosos são aqueles que possuem risco elevado de provocar danos significativos aos pacientes em decorrência de falha no processo de utilização.

As medidas para promover a segurança de pacientes hospitalares são melhor documentadas na literatura do que as voltadas aos pacientes ambu­latoriais. No entanto, o foco na segurança do paciente ambulatorial configura uma área de crescente interesse dos profissionais de saú­de e instituições especializadas em seguran­ça e redução dos riscos em saúde.

Considerando que o paciente ambulatorial é responsável pelo tratamento, a falta de informação adequada sobre o uso correto dos medicamentos pode não só por em risco o sucesso da terapia, mas também adicionar mais prejuízos à saúde do paciente. Alguns medicamentos utilizados fora do ambiente hospitalar podem ser perigosos se não utilizados corretamente e o resultado de sua utilização equivocada pode ser extremamente danoso ao paciente, com lesões permanentes ou até a morte.

Nesse contexto, o ISMP Brasil – Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos publicou um boletim com uma lista de medicamentos potencialmente perigosos de uso ambulatorial, bem como algumas considerações sobre orientações ao paciente. Para conferir o boletim na íntegra, clique aqui.

Boa leitura,
Equipe CIM-RS


Fontes: - Fiocruz - Revisão dos estudos de avaliação da ocorrência de eventos adversos em hospitais. Mendes , W. et al. Rev.Bras. Epidemiol. 2005; 8(4): 393-406.
- Instituto para práticas seguras no uso de medicamentos. Disponível em: http://www.ismp-brasil.org/.
- Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente. Disponível em: http://www.segurancadopaciente.com.br/

Nenhum comentário: