19 de nov. de 2013

Anvisa emite alerta sobre o uso oral de Nizoral® (cetoconazol)



A Anvisa publicou, em 8 de novembro de 2013, um alerta sobre o uso oral do medicamento Nizoral®, cujo princípio ativo é o antifúngico cetoconazol.  Análise dos dados pós-comercialização de Nizoral® (cetoconazol) dos últimos cinco anos, apontou para um perfil benefício-risco desfavorável nas condições atuais de uso, devido ao risco de toxicidade hepática grave.

No Brasil, a bula de Nizoral® (cetoconazol) para uso oral foi atualizada, mantendo apenas as indicações para Tinea capitis, foliculite por Malassezia e candidíase mucocutânea crônica, em situações em que os benefícios superem os riscos potenciais. 

Nos Estados Unidos, o FDA também publicou um anúncio limitando o uso do fármaco e alertando sobre a possibilidade de lesões graves no fígado. Na Europa, a Agência Europeia de Medicamentos, em análise sobre os dados de segurança do cetoconazol, concluiu que, embora a hepatoxicidade seja um efeito colateral conhecido de medicamentos antifúngicos, a incidência e a gravidade das lesões hepáticas com cetoconazol oral foram maiores do que com outros antifúngicos e, assim, os riscos do uso oral superam os benefícios. Em razão disso, o Comitê de Medicamentos para Uso Humano da Agência Europeia recomendou a suspensão das autorizações de medicamentos contendo cetoconazol oral no mercado em toda a União Europeia.

A Anvisa recomenda aos profissionais de saúde que acompanhem os pacientes que fazem uso do produto, especialmente em relação às funções hepáticas e renais, avaliem os riscos e benefícios do tratamento oral com cetoconazol, e notifiquem, pelo sistema NOTIVISA, disponível na página da Anvisa, as suspeitas de reações adversas graves relacionadas ao uso oral de cetoconazol. Aos pacientes é recomendado que comuniquem imediatamente ao seu médico o surgimento de sintomas e reações adversas durante o uso de cetoconazol oral.

Para saber mais detalhes acesse o Alerta publicado pela Anvisa, clicando aqui.

Nenhum comentário: