12 de nov. de 2013

Pergunte ao CIM: Temperatura ideal para armazenamento de medicamentos



A estabilidade é a propriedade de um produto em preservar, dentro de limites estabelecidos e sob determinadas condições ambientais, as mesmas características físicas, químicas e farmacológicas, durante todo seu período de vida útil. Para garantir a estabilidade de um medicamento durante todo o seu prazo de validade, é fundamental que seja armazenado dentro das condições recomendadas, respeitando as especificidades de cada medicamento.
Os principais fatores ambientais controláveis, com ação na estabilidade dos medicamentos, são a temperatura do ambiente, a luminosidade e a umidade, já que tanto as reações químicas quanto as biológicas são aceleradas com a influência desses fatores.

A temperatura é a condição ambiental diretamente responsável pelo maior número de alterações nos medicamentos. Temperaturas elevadas são contraindicadas no local de armazenamento de medicamentos porque podem desencadear e acelerar reações químicas e biológicas, ocasionando a decomposição dos produtos e alterando os prazos de validade. Os medicamentos termolábeis são particularmente sensíveis à ação da temperatura e requerem armazenamento em temperatura fresca ou sob refrigeração. É importante ressaltar que devem ser seguidas as recomendações de armazenamento descritas pelos fabricantes, uma vez que são os responsáveis pelos estudos de estabilidade de seus produtos.

Nesse contexto, o pergunte ao CIM-RS dessa semana responde: Existe algum registro na literatura a respeito da temperatura ideal para armazenamento de medicamentos?”. Clique aqui e confira a resposta.

Boa leitura,
Equipe CIM-RS

Fontes: - MARIN, N. et al. Assistência Farmacêutica para Gerentes Municipais. Rio de Janeiro: Opas/ OMS, 2003.
- GOMES, M.S.V.M.; REIS, A.M.M. Ciências Farmacêuticas: uma abordagem em farmácia hospitalar. São Paulo: Atheneu, 2000.

Nenhum comentário: