19 de dez. de 2013

Fotoproteção: mais atenção com a pele no verão


O sol é o fator ambiental com maior importância para a pele. E com a chegada do verão, os efeitos do sol sobre a pele tornam-se ainda mais relevantes. A radiação ultravioleta é a que apresenta maior efeito biológico sendo a causadora da maior parte dos danos decorrentes do sol, como a queimadura solar, o fotoenvelhecimento e o câncer da pele. A ação cumulativa da radiação ultravioleta (UV) sobre a pele desprotegida resulta em um processo complexo associado a reações químicas e morfológicas. A absorção da radiação UV pelo DNA celular pode resultar em mutações que, com o passar do tempo, podem resultar em transformações malignas dando origem ao câncer de pele. Dados epidemiológicos mostram elevada incidência do câncer de pele na população brasileira, sendo o mais frequente entre todos os tipos de câncer, representando cerca de 25% do total.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou, em novembro de 2013, o Primeiro Consenso Brasileiro de Fotoproteção como uma tentativa de alinhar as recomendações de fotoproteção com as características ambientais e populacionais brasileiras. Até então eram incorporadas recomendações de países, como EUA, com características de insolação e de tipo de pele da população muito diferentes das brasileiras. No Consenso a SBD afirma que não existe medida fotoprotetora que, de forma isolada, garanta fotoproteção total. Por isso recomenda a combinação do maior número possível de medidas como estratégia mais correta. Outros hábitos, como evitar a exposição ao sol no período entre 10 e 15 horas, o uso de chapéus, bonés e óculos de sol, bem como de sombras naturais ou artificiais são recomendados e estimulados.
O uso de protetores solares é fortemente recomendado pela SBD como medida de proteção solar e prevenção do câncer da pele. O fator de proteção solar (FPS) é a referência para a escolha do produto. A SBD recomenda o uso de protetores solares de FPS 30, no mínimo, com preferência para os que possuem proteção contra raios UVA, além de UVB.
Outra recomendação importante feita pela SBD é com relação à quantidade de protetor solar aplicado na pele. Para garantir quantidade suficiente de produto, a SBD recomenda aplicar o protetor solar duas vezes ou usar a“regra da colher de chá”.  Além dos cremes e loções, Outras formas de apresentação de protetores solares, como géis e aerossóis, também requerem técnica de aplicação correta para obter fotoproteção adequada.

Para conferir essas e outras recomendações, acesse o Consenso Brasileiro de Fotoproteção, clicando aqui, e descubra como funciona a “regra da colher de chá” para a aplicação do protetor solar e veja quais são as recomendações específicas para gestantes e crianças.

Boa leitura,
Equipe CIM-RS

Nenhum comentário: