10 de dez. de 2013

Polimedicação em Idosos

A polipatologia, muito comum em idosos, está intimamente relacionada ao uso de vários medicamentos ao mesmo tempo para tratar condições clínicas coexistentes. A polimedicação ou polifarmácia é conceituada como o uso de vários medicamentos de forma concomitante, e muitos autores usam o termo para o uso de 5 medicamentos ou mais dentro de um mesmo período. Quanto mais medicamentos um paciente utilizar, maior é o risco de efeitos adversos e interações. Assim, a polifarmácia pode gerar prescrições inapropriadas que se associam com a aparição de efeitos adversos, hospitalizações e mau uso dos recursos.

Com o objetivo de solucionar os problemas trazidos pela polifarmácia em idosos, uma revisão Cochrane de 2013 mostrou que intervenções farmacêuticas, com descontinuação de medicamentos considerados inapropriados, tiveram um impacto positivo no uso da polimedicação, levando à redução da prescrição inapropriada e de problemas relacionados com medicamentos. Porém, a melhora clínica quanto à redução de hospitalizações e efeitos adversos é incerta. Houve uma heterogeneidade de resultados nessa revisão, provavelmente devido à utilização de diferentes ferramentas para a intervenção farmacêutica em cada estudo.

De acordo com edição do Boletim Terapêutico Andaluz publicada em 2012, as ferramentas que facilitam a identificação de prescrição inapropriada em idosos e que podem melhorar a segurança desses pacientes incluem os critérios de Beers, os critérios MAI, e os critérios Stopp, entre outros. Os critérios Stopp (Screening Tool of Older Person’s potentially inappropriate Prescriptions), por exemplo, consistem em 65 indicadores de prescrições potencialmente inapropriadas em idosos. Um desses indicadores de prescrição inapropriada é o uso de antiinflamatórios não-esteróides em pacientes com hipertensão moderada a grave, que pode agravar a hipertensão. Outro exemplo é a utilização de antiagregantes plaquetários, como ácido acetilsalicílico em doses maiores de 150 mg, que aumenta o risco de hemorragia. Para essas e outras situações são dadas recomendações, com foco nos casos em que os medicamentos devem ser evitados.

Para saber mais sobre esses indicadores e as recomendações, acesse o Boletim “Detección de medicación inapropiada em personas mayores: critérios Stopp”, clicando aqui. Para uma leitura a respeito do uso da polifarmácia em idosos, acesse a revisão “Interventions to improve the appropriate use of polypharmacy for older people”, clicando aqui.

Boa leitura,

Equipe CIM-RS.

Nenhum comentário: