14 de jan. de 2014

Betacaroteno e bronzeado

Mesmo com as fortes recomendações para o uso de fotoprotetores tópicos e campanhas para a prevenção do câncer de pele, a estética do verão é exibir uma pele bronzeada.

O bronzeado é resultado de um mecanismo de proteção parcial da pele contra a radiação solar: a produção de melanina. Quando agredida por intensa luz solar, a pele defende-se produzindo quantidades maiores de melanina, tornando-se mais escura. A melanina é um filtro solar natural capaz de absorver a radiação que atinge a pele, porém insuficiente para conferir proteção total. Como a quantidade de melanina e sua distribuição no corpo dependem de fatores individuais e raciais, esse mecanismo de proteção da pele varia muito de pessoa para pessoa.

É comum nessa época do ano o uso de alimentos ou suplementos para estimular a cor bronzeada da pele. A maior parte desses ativos é considerada alimentos funcionais, também chamados fotoprotetores orais. Enquanto os protetores solares tópicos atuam pela reflexão e absorção da radiação incidente, evitando que ela atinja a pele, os fotoprotetores orais atuam em nível celular ou molecular após a incidência da radiação solar na pele, reduzindo os danos assim gerados. As substâncias mais conhecidas para essa finalidade são as vitaminas C e E, os carotenoides, polifenóis, extrato de Polypodium leucotomos, probióticos e os ácidos graxos essenciais.

É importante ressaltar que as medidas de proteção solar recomendadas para evitar o câncer de pele devem ser sempre utilizadas. Os fotoprotetores orais não devem ser utilizados como garantia de proteção à exposição solar, e não são substitutos dos fotoprotetores tópicos nem da proteção mecânica. A recomendação do uso desses produtos deve ser preferencialmente feita pelo dermatologista, que orientará quais os ativos mais adequados, a posologia e o tempo de uso, conforme as necessidades e características do paciente.

O betacaroteno é extensamente utilizado para estimular a cor bronzeada da pele, mas como ele pode proteger a pele da radiação solar? Existem diferenças entre os carotenoides? O pergunte ao CIM-RS dessa semana responde a essas perguntas, para conferir a resposta clique aqui.


Boa leitura,
Equipe CIM-RS.

Fontes:
-          CONTRI,R.V.; GUTERRES, S.S. A fotoproteção da pele. In: SCHENKEL, E. P.; MENGUE, S. S.; PETROVICK, P. R. Cuidados com os Medicamentos. 5. ed. ver. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2012.

-          SCHALKA, S.; STEINER,D. Consenso Brasileiro de Fotoproteção. Fotoproteção no Brasil – Recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 1 ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Dermatologia –SBD, 2013.

Nenhum comentário: