25 de set. de 2015

Dicionário de avaliação de tecnologias em saúde



Tecnologia em saúde é a aplicação do conhecimento e habilidades organizados na forma de dispositivos, medicamentos, vacinas, procedimentos e sistemas desenvolvidos para resolver um problema de saúde e melhorar a qualidade de vida 1.
Avaliação das tecnologias em saúde (ATS) é a avaliação sistemática das propriedades, efeitos e/ou impactos da tecnologia em saúde. É um processo multidisciplinar para avaliar as questões sociais, econômicas, organizacionais e éticas de uma intervenção de saúde ou de tecnologias em saúde. O principal objetivo da realização de uma ATS é subsidiar as decisões políticas quanto ao impacto da tecnologia em saúde 2.

O Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS) recentemente compôs o Dicionário de ATS, o qual tem como objetivo harmonizar a terminologia utilizada nesse jovem segmento. Além da simples descrição do significado das palavras, o leitor encontrará uma breve explicação contextual, envolvendo conceito do termo e buscando promover o entendimento sobre sua utilidade e aplicação 3. O documento pode ser acessado aqui.


Boa leitura,
Equipe CIM-RS

Se você é profissional da saúde e tem dúvidas, pergunte ao CIM-RS.
Fone/Fax: (51) 3308 5281
Email: cimrs@farmacia.ufrgs.br


Referências:

  1. Organização Mundial da Saúde. Health topics: Technology, Health. Disponível em: http://www.who.int/topics/technology_medical/en/. Acesso em: 25 set. 2015.
  2. Organização Mundial da Saúde. Medical devices: Health technology assessment. Disponível em: http://www.who.int/medical_devices/assessment/en/. Acesso em: 25 set. 2015.
  3. Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde. Dicionário de Avaliação de Tecnologias em Saúde. Disponível em: http://www.iats.com.br/dicionario.pdf. Acesso em: 25 set. 2015.

Nenhum comentário: